Clima frio, seco e ausência de chuva
Inverno intensifica riscos de queimadas
Clima frio, seco e ausência de chuva são características do período de inverno, de junho a setembro. Devido às condições climáticas, a época é bastante propensa a queimadas, principalmente em cidades como Arujá, que apresenta ampla vegetação e áreas florestais.
Destruição de áreas verdes, prejuízo ao meio ambiente e ameaça à vida dos animais são alguns dos problemas causados pelos incêndios. Além disso, a fumaça tóxica é prejudicial à saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz um alerta para que a população fique atenta a possíveis focos de incêndio e colabore com a prevenção destes incidentes. A Pasta orienta ainda os moradores a avisarem ao Corpo de Bombeiros ou à própria Secretaria os casos de ocorrência de focos de queimadas, sejam elas de qualquer proporção, para que as devidas providências sejam tomadas.
Não soltar balões, ação inclusive proibida por lei, não queimar lixos e entulhos, não atear fogo em matagais e terrenos baldios são outras medidas importantes de prevenção a serem adotadas pela população e que contribuem no combate às queimadas.
É crime
A Lei Federal 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (artigos 41 e 42), especifica as penalidades para quem provoca incêndio em mata ou floresta. O crime praticado intencionalmente pode gerar detenção de dois a quatro anos e multa. Para a ação acidental, a detenção é de seis meses a um ano, e multa. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões também é infração. A punição é detenção de um a três anos e/ou multa.
Serviço
Corpo de Bombeiros - 4651-2963 (Unidade de Arujá) ou 193 Operação Mata Fogo (Cetesb) – 0800-113560 Polícia Florestal – 4799-6427 (Unidade de Mogi das Cruzes) ou 190 Secretaria Municipal do Meio Ambiente – 4652-1186 Departamento de Fiscalização: 4652-7621 |