divulgado pelo Ministério do Turismo
Arujá entra no Mapa do Turismo Brasileiro
Arujá agora pertence ao Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo no Diário Oficial da União (DOU). A conquista possibilita que a cidade receba investimentos a serem aplicados em eventos de maior atração popular, como a Festa das Nações.
Em 2019, os critérios analisados incluíram a necessidade de o município ter orçamento próprio destinado ao turismo, prestadores de serviços que constam no Cadastur, do Ministério, ter órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando.
Entre os benefícios do Mapa está a categorização dos municípios turísticos de “A” a “E”, que é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais baseadas na porcentagem de fluxo de visitas, hospedagem e emprego. Arujá está no Grupo C, juntamente a outros 538 municípios.
A separação por categorias visa também otimizar a distribuição de recursos públicos, orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios e aperfeiçoar a gestão pública, na medida em que fornece aos gestores do Ministério e dos Estados mais um instrumento para subsidiar a tomada de decisão.
“Este é um passo muito importante para a cidade, pois mostra o desenvolvimento na área do turismo, o que, consequentemente, nos trará mais avanço no setor e movimentará ainda mais a economia de Arujá”, comentou o diretor-geral da Prefeitura e responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo, Joncy José da Silva Filho, em reunião com o diretor de Departamento Bruno do Prado para tratar do assunto.
O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br.