diagnóstico de ações
ISO 9001: Prefeitura inicia fase de diagnóstico de ações
A Prefeitura de Arujá iniciou uma nova etapa para a obtenção do certificado ISO 9001, que padroniza a qualidade da gestão e a prestação de serviços oferecidos à população. Depois de meses para estabelecer uma espécie de mapa sistêmico com os procedimentos e ações da administração, alguns já passando por inovações, a Secretaria de Planejamento agora parte para a elaboração do diagnóstico de ações.
A forma como isso será desenvolvido foi demonstrada nesta quarta-feira (11/09) a diretores das 39 escolas e creches municipais de Arujá, em reunião na Guarda Municipal, com a presença do prefeito José Luiz Monteiro, o secretário de Planejamento, Juvenal Penteado, e o assistente técnico Januário Anunziato Sobrinho.
Atualmente, a Secretaria de Educação concentra as maiores fatias de servidores públicos e prédios da Prefeitura, o que a torna indispensável para o sucesso da certificação.
“Isso é parte de uma modernização que estamos promovendo para, na medida do possível, acabar com papel na Prefeitura. Estamos no século 21 e iremos modernizar a administração pública para que seja cada mais eficiente”, disse o prefeito.
Conforme explicou o secretário, a Prefeitura vem promovendo uma estruturação tecnológica inédita que passa, entre outras coisas, pela certificação ISO 9001.
“Arujá está perseguindo o conceito de cidade inteligente, em que as informações tornam-se cada mais acessíveis ao público. Internamente, portanto, há uma série de mudanças que precisam acontecer para garantir serviço prestado com qualidade e gerenciamento alinhado às melhores práticas internacionais”.
O trabalho para a obtenção do ISO 9001 ocorre desde janeiro. As inovações serão em todas as secretarias municipais.
ISO
A ISO é uma organização internacional não governamental independente, sediada na Suíça. Tem adesão de 162 organismos nacionais de normalização e reúne especialistas para compartilhar conhecimento e desenvolver normas internacionais relevantes que apoiam inovação e forneçam soluções para desafios globais.
Zeladoria
A zeladoria patrimonial (Lei Municipal 2.311/2010) foi outro assunto abordado no encontro. Isso porque a Prefeitura desenvolverá procedimentos de avaliação, controle e solução em manutenção preventiva dos prédios públicos, com implantação de projetos de economicidade, segurança, acessibilidade, método 5S (organização, utilização, limpeza, saúde e higiene e disciplina), com treinamento e capacitação de servidores.
“Há manutenções mais simples, como trocas de lâmpadas, por exemplo, que os funcionários da própria unidade, devidamente capacitados, podem providenciar, tornando esse serviço mais rápido”, disse o secretário.