Projeto orientou 1.200 alunos em 2019
Bombeiro Educador: Projeto orientou 1.200 alunos em 2019
Iniciativa do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria da Educação de Arujá, o projeto “Bombeiro Educador” orientou 1.200 alunos do 5º ano das escolas municipais ao longo deste ano. A solenidade de encerramento das atividades foi realizada nesta quarta-feira (19/11) e prestigiada pelo prefeito José Luiz Monteiro.
Gestores e representantes das 19 unidades escolares participantes receberam certificados entregues pelo prefeito, comandante do 1º sub grupamento do 5ºGB da corporação, Marcus Cardaci; comandante do posto de Arujá, tenente Diego Tonon; secretária de Educação, Priscila Sidorco; e secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Adjalma do Carmo, o Didi.
Segundo Cardaci, entre 2018 e 2019, 2.300 arujaenses foram alcançados pelo projeto, cujo objetivo é ensinar conhecimentos básicos de emergência, prevenção a incêndios e acidentes domésticos. “Lidar com crianças e jovens é sempre especial e o que a gente quer é que eles aprendam a se prevenir e transmitam esse conhecimento a seus familiares”, destacou.
A secretária de Educação pontuou a relevância das parcerias para que os alunos tenham um aprendizado complementar: “Graças a essas parcerias - tanto com os Bombeiros quanto com a Polícia Militar (Proerd) e a Guarda Municipal (Guard)-, a gente consegue fechar um ciclo de prevenção e cidadania na educação. Só temos a agradecer pelo empenho de todos”.
A importância do projeto também foi enfatizada pelo prefeito: “Nossa responsabilidade com o futuro das crianças é enorme. Felizmente, temos ações como essa, que permitem aos nossos estudantes ter uma base maior, de conscientização, prevenção e valorização da vida. Temos muito orgulho desse trabalho, por isso em nome da população agradeço a todos”.
No evento promovido na sede da Secretaria de Meio Ambiente de Arujá, além dos gestores de educação, foram homenageados pelos serviços prestados à comunidade, por meio das atividades preventivas, os componentes do Corpo de Bombeiros de Arujá (sargentos Kildare, Edson, Carias, Porto e cabos Suzan, Sena, Rufino e Viana).
Projeto
Ao longo do ano, as escolas receberam a visita de instrutores. A iniciativa incluiu exercícios práticos e palestras teóricas: noções de primeiros socorros, prevenção a acidentes domésticos, noções de salvamento, cidadania, ética e preservação do meio ambiente.
A fim de informar e também ajudar na prevenção, o Corpo de Bombeiro de São Paulo disponibiliza uma série de cartilhas com diferentes dicas para evitar acidentes dentro de casa. Informações estão disponíveis no site www.corpodebombeiros.sp.gov.br.