da coleta seletiva em Arujá
Meio Ambiente discute retomada da coleta seletiva em Arujá
A previsão é de a coleta de materiais recicláveis seja retomada no próximo mês em caráter de adaptação às novas exigências do conselho do MP e da ABES
A coleta seletiva deverá ser retomada de maneira gradual em Arujá a partir de agosto. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um protocolo de ações está sendo desenvolvido, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores que têm contato com os materiais descartados. O assunto esteve em pauta na quarta-feira (22/07), na sede da Pasta.
Representantes da Associação dos Catadores de Arujá (Cora), da Electra (empresa responsável pela coleta de lixo na cidade) e da Meiwa Embalagens (parceira no processo de reciclagem de EPS) foram recebidos pela secretária de Meio Ambiente, Ionara Fernandes, que apresentou as exigências previstas pelo Ministério Público (MP) e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) no que diz respeito à coleta de recicláveis.
No encontro, foram expostas as condições para o retorno dos trabalhos e as adequações que serão realizadas, tanto no estágio de coleta dos recicláveis, quanto no manuseio realizado na sede da cooperativa. A equipe técnica da Pasta apresentou as providências que já estão sendo tomadas visando atender às exigências do MP e da ABES.
“A prioridade é a segurança dos trabalhadores envolvidos em todo o processo, inclusive, a Secretaria de Saúde fará o teste rápido em todos os cooperados. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente entende a importância da coleta seletiva, mas o serviço só será retomado quando todas as adequações forem realizadas e implantadas de maneira efetiva”, explicou a secretária de Meio Ambiente.
Entre as mudanças nos procedimentos, estão a adoção do uso de novos equipamentos de proteção individual (EPIs) por parte dos cooperados da Cora, a obediência de um protocolo de entrada na sede da cooperativa e um novo ciclo de tratamento do material recolhido. Todas as medidas visam diminuir o risco de infecção pelo novo coronavírus.
Melhorias
Entre as novidades na retomada da coleta estão a disponibilização de um novo caminhão para a recolha dos materiais, com mais espaço de condicionamento e melhor adequado para o serviço. Além disso, um novo itinerário também está em estágio de elaboração, visando atender mais pontos da cidade.
Sobre a retomada dessa atividade, a secretária afirma que os trabalhos voltarão gradualmente, para que as adequações sejam implantadas efetivamente e o serviço seja realizado de maneira ainda mais eficaz do que antes da pandemia. “Vamos retomar com segurança e visando atender a população da melhor maneira possível”, finaliza Ionara.