a estudantes da rede municipal
A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem reforçado o compromisso com a qualidade da merenda escolar oferecida aos alunos da rede pública de ensino. Anualmente, a rede municipal distribui cerca de 2,9 milhões de refeições, planejadas e acompanhadas por equipe técnica especializada, que inclui uma rica variedade de alimentos, como frutas, verduras, legumes, carne bovina, frango, peixe, feijoada, enfim, um gama alimentícia diversificada para todos os públicos.
Os cardápios são adaptados conforme necessidade individual, mediante documentação comprobatória e atendem à demanda de alunos com seletividade alimentar e restrições alimentares diversas, como intolerância à lactose, alergias à soja, trigo, castanhas, estudantes com diabetes, dentre outros.
Levando os dados e as necessidades de alunos neurotípicos e neuroatípicos em consideração, a equipe de Nutrição realiza visitas semanais às unidades escolares, seguindo também cronograma quinzenal de supervisão técnica, com orientações, acompanhamento das boas práticas de manipulação de alimentos e verificação da qualidade dos serviços prestados.
A rede municipal atende, atualmente, 31 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou seletividade alimentar, além de aproximadamente 450 estudantes com restrições alimentares diversas.Os cardápios são adaptados conforme necessidade individual, mediante documentação comprobatória.
Sobre o numero de refeições, os estudantes do período parcial recebem duas refeições diárias e os estudantes do período integral recebem quatro refeições diárias. Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, diariamente, são servidas aproximadamente 26,2 mil refeições em dois períodos, sendo: 11.078 refeições no período parcial e 6.998 refeições no período integral de estudo.
O controle da alimentação escolar é realizado por meio de relatórios mensais preenchidos pelas cozinheiras, contendo o número de refeições servidas.
Além disso, a equipe de Nutrição realiza visitas semanais às unidades escolares, seguindo também cronograma quinzenal de supervisão técnica, com orientações, acompanhamento das boas práticas de manipulação de alimentos e verificação da qualidade dos serviços prestados.
A pasta da Educação encontra-se em fase de planejamento das ações de Educação Nutricional e de Avaliação Nutricional dos estudantes para o novo ano letivo. No dia 5 de fevereiro, a Secretaria participou de encontro promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), com foco na alimentação escolar e no fortalecimento das boas práticas na gestão da merenda.
O evento proporcionou orientações técnicas, atualização normativa e troca de experiências entre os municípios, reforçando a importância da correta aplicação dos recursos públicos, da qualidade nutricional dos alimentos oferecidos e do cumprimento das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A alimentação escolar é parte essencial do processo de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes e para a permanência com qualidade na escola e a Secretaria Municipal de Educação reforça que a alimentação escolar é parte fundamental do cuidado com os estudantes e do compromisso com a qualidade da Educação de Arujá.