Acredite, você não vai querer chegar no local do acampamento e descobrir que esqueceu os ferrinhos que prendem a barraca ao solo ou a capa de proteção da chuva.
Verifique bem o local que você vai levantar acampamento. Procure por espaços debaixo de uma árvore para não acordar com o sol batendo diretamente na barraca. Além disso, as folhas protegem em caso de chuva.
Faça uma limpeza no local em que você for levantar acampamento. Retire pequenos galhos, pedras e veja se você está num lugar plano. Pedras e galhos podem furar a parte de baixo da barraca e não deve ser nem um pouco agradável deitar para dar uma descansada e acabar rolando até o outro canto da barraca. Ah, cuidado com os formigueiros também!
Muitos são adeptos da lona em baixo da barraca. Eu particularmente não gosto. A única experiência que tive não foi muito boa. Se não for colocada da maneira correta, a água irá se acumular entre a lona e a barraca, parecendo que você esta dormindo num colchão d’água.
Se a previsão for de chuva, tente imaginar o caminho da água quando chover. Geralmente esses caminhos têm pouca vegetação. Outra dica é você mesmo cavar um “caminho” em volta da barraca para que, em caso de chuva, a água seja levada para bem longe e não termine em um lago particular ao seu lado.
Essa pode ser a diferença entre dormir com um ventilador natural ou numa sauna.
Em lugares frios, uma boa dica é forrar o chão com jornal, que é um excelente isolante térmico.
Você não vai querer dormir com uma aranha ou com qualquer outro tipo de bicho na sua barraca.
Lembre-se, você esta acampando, não esta num hotel cinco estrelas. Tudo que for levar, você terá que carregar e nem sempre a mochila fica levinha. Na hora de dormir, junte suas blusas e faça de travesseiro. Se não for explorar grutas, nem sempre uma lanterna é necessária, as vezes a luz do celular já é suficiente.